Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Caminho de Santiago

Símbolos do Caminho de Santiago, na Europa

Por Ana Golfetto Masella

Símbolos do Caminho de Santiago

Desde que o mundo é mundo, os símbolos surgiram como um importante meio de comunicação entre as pessoas. Todas as culturas e épocas têm utilizado símbolos. Alguns, reconhecidos internacionalmente, outros, compreendidos apenas num determinado grupo ou contexto. O Caminho de Santiago está repleto de símbolos marcantes. Tanto para os acontecimentos passados, como para o presente, ajudando os peregrinos que desejam se aventurar por seus misteriosos rumos. Conheça aqui e entenda alguns de seus principais símbolos.

A Vieira

A vieira é uma concha de um marisco muito encontrada na costa da Galícia. É um dos principais e mais antigos símbolos do Caminho, além de identificar os devotos ao culto do Apóstolo São Tiago. No período medieval, era usada como um amuleto contra pragas, maldições e mau olhado. Ao carregar uma vieira, o peregrino afasta as más energias e demonstra a purificação do seu ser, da metamorfose que busca ao trilhar o Caminho. As conchas são comumente utilizadas em roupas, acessórios ou mochilas, de forma natural ou pintadas com a cruz de Santiago.

A Cruz de Santiago

A cruz de Santiago foi o emblema da Ordem de São Tiago, fundada na época das cruzadas (século XII) para defender os peregrinos cristãos que percorriam o Caminho ao visitar o túmulo do Apóstolo São Tiago. A cruz de cor vermelha tem a base em formato de lâmina de punhal ou adaga. Atualmente, é utilizada em chaveiros, pingentes, adornos para presentes e outros objetos.

O Cajado

O cajado é um dos instrumentos mais úteis do Caminho. É um elemento quase que obrigatório nas peregrinações, principalmente, em descidas, onde proporciona um alívio aos joelhos e tornozelos. Também tem a função de dar estabilidade na hora de ultrapassar poças ou saltar pedras, além de ser uma ferramenta de distribuição de peso e de defesa. Pelo lado simbólico, o cajado é um companheiro por toda a trajetória à Santiago de Compostela. Você pode encontrá-lo em qualquer lugar do percurso ou comprá-lo no formato de bastões.

As Pedras

As pedras possuem um símbolo marcante no Caminho. Durante todo o trajeto é comum encontrar montinhos de pedras, às vezes em grandes quantidades, em cima dos marcos de distância ou aos pés da Cruz de Ferro. Os peregrinos as carregam por longas distâncias. Essas pedras representam ofertas, pedidos, sonhos ou problemas que foram deixados para trás.

Botão top