Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Amazonas: manual para acender fogo na selva

Floresta Amazônica, como acender fogo

Por Ana Golfetto Masella

Parte II - Acenda uma fogueira sem fósforos ou isqueiro

"O princípio da sobrevivência consiste em evitar e solucionar problemas."

Se o fogo não é o principal instrumento para sobreviver na selva, ele é a peça fundamental para prolongar a sobrevivência.

A fogueira é um recurso valioso que melhora a condição de vida num ambiente hostil. Com ela é possível aquecer o corpo, cozinhar alimentos, purificar a água, secar roupas, iluminar, sinalizar e afugentar animais selvagens.

Em situações inesperadas, nem sempre se dispõe de utensílios práticos (como fósforos ou isqueiro) para acender o fogo. Porém, ao sair para viajar, as pessoas costumam carregar alimentos de fácil consumo como barras de chocolates e latas de refrigerantes. Neste caso, eles podem ser muito úteis!

O fogo foi uma das maiores conquistas do homem, que aprendeu a usar a sua força em benefício próprio.

Após aplicar os conhecimentos básicos para sobreviver na selva e definir uma navegação, esse é o momento de utilizar alguns recursos para manter-se vivo. Agora, a prioridade é focar as energias para acender uma fogueira, que será de extrema valia enquanto estiver na mata.

Os seis passos indicados a seguir serão essenciais para manter a sobrevivência na floresta:

Passo 1

Nas viagens, as pessoas carregam alimentos práticos para "fazer um lanchinho". O primeiro passo é encontrar uma barra de chocolate e uma lata de refrigerante. Com exceção dos fumantes, não é comum alguém ter fósforos ou isqueiro.

Passo 2

O segredo para iniciar o fogo está no fundo da lata de refrigerante. Esse é o local perfeito para concentrar a energia solar. Com a lata vazia e seca, vire o seu fundo para cima.

Passo 3

O chocolate é o segundo elemento mais importante. O fundo das latas de alumínio costuma ser opaco. Porém, ele precisará brilhar para refletir de forma adequada a luz do sol. Comece pegando um pedaço de chocolate e esfregando-o várias vezes no fundo da lata. Em seguida, pegue um pano e faça o polimento até que o fundo se torne um espelho.

Passo 4

Conte com a força da natureza em seu favor. Independente do que já fez, você ainda precisa do sol e de um tipo de fungo chamado tinder. Esse é um fungo de fácil combustão e muito comum em árvores de florestas. Você os encontrará brotando nos troncos, com formatos que se assemelham a pequenos leques.

Passo 5

Separe folhas e gravetos secos para alimentar o fogo. Assim que acender a primeira chama, você precisará nutrí-la rapidamente. Se chover, procure um formigueiro. No seu interior sempre haverá folhas secas.

Passo 6

Agora é a hora de acender uma fogueira. Você já reuniu todos os elementos para obter a primeira chama. Mas como começar? Coloque um pedaço de fungo num graveto seco, centralizando-o acima da lata, mas sem encostá-lo no fundo. Direcione o fundo para a luz solar. Permaneça nesta posição por alguns minutos, até que o fungo se inflame e pegue fogo. Em seguida, alimente a chama rapidamente até que se transforme numa fogueira.

No próximo manual de sobrevivência na selva, você aprenderá a linguagem dos sinais para aumentar suas chances de ser resgatado.

Acesse agora e aprenda: Manual de Sinais para Resgates na Selva

Botão top