Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Amazonas: manual de sinais para resgates na selva

Floresta Amazônica, sinais para resgates

Por Ana Golfetto Masella

Parte III - Aprenda a linguagem dos sinais para resgates

"É melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber."

Você já deve ter ouvido falar na sigla SOS, mas provavelmente não saiba seu significado nem imaginou precisar dela um dia.

A palavra SOS tem um sentido universal, que na prática significa SALVE NOSSAS VIDAS. Ou apenas: SOCORRO! AJUDE!

Em situações de emergência, os sinais de socorro podem ser fundamentais para atrair o resgate. O objetivo é que sejam vistos por aeronaves sobrevoando a região no momento de sua emissão.

Entretanto, não basta reproduzí-los. É preciso definir critérios para evitar acidentes desnecessários e não piorar as coisas.

Nos pedidos de socorro, só faça uma fogueira em caso de perigo eminente, cuidando para que não se transforme num grande incêndio.

Nessa altura você já sabe de cor vários dos ensinamentos de sobrevivência na selva. Aprendeu a obter água e comida, a definir uma rota, a acender uma fogueira. A próxima etapa é aprender a linguagem dos sinais para ser notado por alguma aeronave. Ao criar oportunidades de chamar a atenção, o resgate certamente virá.

Os cinco passos indicados a seguir serão valiosos para atrair o resgate até você:

Passo 1

A fumaça é um indício da presença humana. O passo mais importante é acender uma fogueira. Porém, é preciso cuidar para que ela não se transforme num incêndio de grandes proporções. Algumas medidas devem ser adotadas: procure uma clareira para abrigar o fogo, defina pontos (num raio de 50 a 100 metros) para acender várias fogueiras ao mesmo tempo, retire a vegetação ao redor para evitar que o fogo se alastre, utilize óleo ou pedaços de borracha para produzir fumaça negra, utilize folhas verdes ou musgos para produzir fumaça branca, esteja com tudo pronto na hora de acender o fogo.

Passo 2

Observe a direção do vento antes de acender o fogo. Os dias sem vento são ideais para emitir sinais de fumaça que apontem para uma localização mais exata. O vento pode dispersar a fumaça, emitindo apenas um sinal geral.

Passo 3

Guarde os sinalizadores para quando avistar um avião. Para manter um sinalizador mais visível, amarre-o numa vara comprida e coloque-o no lugar mais alto e exposto que encontrar.

Passo 4

Atraia a atenção através dos raios solares. Com um espelho você poderá refletir a luz do sol e chamar a atenção de aeronaves. O correto é emitir os reflexos num vai-e-vem espaçado para não ofuscar a visão dos pilotos.

Passo 5

Utilize os sinais terra-ar. Ao atrair a atenção de uma aeronave, reproduza os sinais usando como referência a lista abaixo:

Sinais terra-ar para pedido de socorro

REFLITA

"Para sobreviver, evite estar no lugar errado na hora errada. Mas se for inevitável ou necessário, pelo menos não seja a pessoa errada."

Botão top