Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Amazonas: manual de orientação na selva

Floresta Amazônica, orientação na selva

Por Ana Golfetto Masella

Parte I - Aprenda a se orientar na selva

"Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento mais do que o robusto."

Desde que o mundo é mundo, o homem se viu com problemas para definir uma direção correta a fim de chegar a um destino desejado. Mais tarde, essa definição surgiria de algo conhecido como orientação.

Um dos primeiros métodos de orientação se originou com o estudo do sol e das estrelas. Deles, vieram os quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste, Oeste.

A orientação numa região desconhecida necessita da utilização de instrumentos, além de um conjunto de técnicas chamado de navegação. Desta forma, é possível determinar uma rota, sua localização e uma estimativa de tempo para se atingir o destino final.

Portanto, a navegação é a ciência, tecnologia ou a prática de planejar e executar uma rota, de um ponto de partida até o seu ponto de destino.

Até aqui você já deve ter tomado algumas das providências do primeiro manual de sobrevivência na selva. O próximo passo será analisar qual direção seguir a fim de obter o socorro. Caso tenha uma bússola ou mapa da região, você poderá se guiar com maior precisão. Porém, é fundamental possuir uma noção de direção para fazer a escolha adequada.

Os cinco passos indicados a seguir fornecerão as informações básicas para se orientar na selva:

Passo 1

Localize o Sul. A direção Sul é identificada pela constelação do Cruzeiro do Sul. À noite, em dias limpos, é possível localizar uma constelação em formato de cruz, que indica aproximadamente o ponto Sul. Para se localizar, identifique o braço maior da cruz. Em seguida, partindo do pé da cruz, trace uma linha reta imaginária de 4,5 vezes o tamanho do braço. Deste ponto, desça para o horizonte. Aí encontrará a direção Sul.

Passo 2

Localize o Leste. A direção Leste é identificada pelo lado em que nasce o sol. Ao amanhecer, o sol surge no mesmo ponto do horizonte entre os dias 21 de março e 23 de setembro. Esse período indica com exatidão o ponto Leste, também conhecido como Oriente. Mas lembre-se que esta orientação serve apenas para quem está localizado no Hemisfério Sul.

Passo 3

Localize o Oeste. A direção Oeste é identificada pelo lado em que o sol se põe. Ao entardecer, o sol morre no mesmo ponto do horizonte entre os dias 21 de março e 23 de setembro. Esse período indica com exatidão o ponto Oeste, também conhecido como Ocidente. Mas lembre-se que esta orientação serve apenas para quem está localizado no Hemisfério Sul.

Passo 4

Localize o Norte. A direção Norte é identificada mais facilmente quando já se localizou algum dos pontos cardeais (Sul, Leste ou Oeste). Neste caso, estique o braço direito na direção em que o sol nasceu. Você encontrará o ponto Leste. Estique o braço esquerdo na direção oposta. Você encontrará o Oeste. À sua frente estará o ponto Norte e atrás o Sul. Este mesmo procedimento poderá ser utilizado tão logo se identifique qualquer um dos pontos cardeais.

Passo 5

Informe alguém sobre a sua navegação. Se estiver num grupo, uma parte das pessoas deverá se deslocar para buscar ajuda, enquanto a outra espera a chegada do socorro. É preciso que alguém do grupo de espera fique ciente da rota do grupo de navegação, para o caso de não alcançarem seu destino final.

No próximo manual de sobrevivência na selva, você aprenderá como acender uma fogueira sem fósforos ou isqueiro.

Acesse agora e aprenda: Manual para Acender Fogo na Selva

Botão top